As eleições municipais de 2024 em São Luís estão se aproximando, e oito candidatos foram confirmados após o término das convenções partidárias. A votação ocorrerá no dia 6 de outubro, com um possível segundo turno em 27 de outubro, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos.
Os partidos, coligações e federações têm até 15 de agosto para oficializar as candidaturas perante a Justiça Eleitoral. Este processo é crucial para garantir que todos os candidatos atendam aos requisitos legais e não estejam inelegíveis, conforme a Lei da Ficha Limpa.
Duarte Júnior (PSB), de 37 anos, é advogado e professor universitário. Atualmente, é deputado federal e já foi presidente do Procon. Esta é sua segunda tentativa de se eleger prefeito de São Luís, tendo disputado em 2020 e chegado ao segundo turno. Sua vice será a assistente social Creuzamar de Pinho (PT).
Eduardo Braide (PSD), de 48 anos, é o atual prefeito de São Luís e busca a reeleição. Advogado de formação, Braide já foi diretor-presidente da Caema e deputado estadual e federal. Sua vice será novamente a professora Esmênia Miranda (PSD).
Fábio Câmara (PDT), de 51 anos, é ex-vereador de São Luís e empresário. Ele já tentou ser prefeito em 2016, mas não foi eleito. Sua candidatura será de chapa pura, com o pastor Marco Aurélio como vice.
Flávia Alves (Solidariedade), de 42 anos, é advogada e pedagoga, com especialização em Direito Ambiental e Constitucional. Já atuou em diversas funções públicas, incluindo a presidência do IBAMA no Maranhão. Seu vice será o nutricionista Alexandre Fábio.
Franklin Douglas (PSOL), de 51 anos, é jornalista e advogado, com mestrado e doutorado em Políticas Públicas. Ele já foi candidato a prefeito em 2020. Sua vice será a estudante de Serviço Social, Aline Maria.
Saulo Arcangeli (PSTU), de 52 anos, é servidor público federal e professor universitário. Ele já foi candidato a vereador, prefeito e senador, mas nunca se elegeu. Sua vice será a funcionária pública Jaciara Castro.
Wellington do Curso (NOVO), de 53 anos, é professor e empresário. Ele já foi militar e atualmente é deputado estadual. Esta é sua segunda tentativa de se eleger prefeito, tendo ficado em terceiro lugar em 2016. Sua vice será a Sub. Tenente Ana Paula.
Yglésio Moyses (PRTB), de 43 anos, é médico e advogado, além de deputado estadual. Ele já foi gestor do Hospital Municipal Djalma Marques e presidente do Moto Club. Esta é sua segunda candidatura a prefeito, após disputar em 2020.
Com uma variedade de perfis e propostas, os eleitores de São Luís terão a oportunidade de escolher entre candidatos com diferentes experiências e visões para a cidade. A campanha promete ser acirrada, com debates e propostas que visam melhorar a qualidade de vida na capital maranhense.
Add Comment