Politica

Fórum de São Luís recebe Boi de Axixá no projeto sextas juninas

O Boi de Axixá, sotaque de orquestra, foi a atração do evento junino realizado, nesta sexta-feira (14), pelo Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). Magistrados, magistradas, servidores e servidoras, funcionários e funcionárias terceirizadas, demais operadores do Direito e jurisdicionados, puderam acompanhar a apresentação de um dos grupos que representa uma das mais fortes manifestações culturais do Maranhão e patrimônio cultural imaterial da humanidade – o bumba-meu-boi.

A diretora do Fórum, juíza Andréa Perlmutter Lago, disse que neste mês de junho o órgão desenvolve um projeto de atividades semanais, que inclui apresentações às sextas-feiras e, para isso, busca junto às secretarias de Cultura do Maranhão e do Município de São Luís (Secma e Secult) as atrações culturais.

A parceria com a Secma possibilitou a apresentação do Boi de Axixá no Fórum, nesta sexta-feira (14). “Buscamos com essa iniciativa engajar mais nossos magistrados, magistradas, servidores, servidoras, terceirizados e demais colaboradores, com nossa cultura local, em especial as manifestações do período junino, dando um ar de mais alegria ao nosso Fórum”, afirmou.

A magistrada destacou, ainda, a exposição com as indumentárias e os personagens do bumba-meu-boi, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na galeria de arte Celso Antônio de Menezes, localizada no hall térreo do prédio, durante todo o mês de junho. Nessa temporada, a cafeteria que funciona no Fórum mantém uma barraca de comidas típicas, no hall térreo, durante todo o dia.

Para a servidora Gisele Ribeiro, da Sejud-Cível, foi uma surpresa gratificante poder assistir, no local onde trabalha, à apresentação de um grupo como o Boi de Axixá. “Trouxe alegria, música, dança e leveza para nosso ambiente de trabalho”, destacou.

O juiz Edilson Caridade, titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, admirador da cultura popular, acompanhou a apresentação e lembrou que o Boi de Axixá, com 65 anos de existência, é um dos principais representantes do sotaque de orquestra. O magistrado ressaltou que ter apresentações como essa no Fórum de São Luís é um incentivo à cultura, além de proporcionar às pessoas momentos de descontração.

Exposição – a exposição que está em cartaz na galeria de arte do Fórum apresenta o Sotaque da Baixada, representado pelo Boi de Santa Fé, conhecido pelos seus cazumbás com vestimentas cheias de brilho e grandes caretas em formato de igrejas, casarões e outras figuras, todas iluminadas. Os cantadores e brincantes do boi – Catirina e Pai Francisco, dois bois, índios, índias, cazumbás, baiantes, batuqueiros e um atuante grupo de apoio – levam a beleza de seu espetáculo aos terreiros nos festejos juninos do Maranhão

1 mês ago