Politica

“Saúde e Educação serão prioridades em 2024”, garante deputado Carlos Lula

Durante a abertura dos trabalhos legislativos, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou as ações realizadas no primeiro ano de mandato. Para 2024, as políticas públicas nas áreas da Saúde e Educação serão mantidas como eixos-prioritários.
“Nossa expetativa para este ano é de muito trabalho, assim como fizemos em 2023. Pretendemos entregar muito para a sociedade em políticas públicas voltadas para a melhoria da vida do povo do Maranhão. Saúde e Educação serão prioridades em 2024, além de continuarmos dando atenção especial às minorias, primeira infância e idosos”, afirmou Carlos Lula.

Outra ação destacada pelo parlamentar é o acompanhamento da execução das leis de sua autoria já sancionadas pelo Executivo. “No nosso primeiro ano de mandato foram 19 leis sancionadas e que já estão em vigor no estado. Agora, além de propor novas políticas públicas, também vamos acompanhar a execução das políticas já vigentes, garantindo o benefício integral da população, nosso principal objetivo. Outro trabalho que continuaremos executando é a interlocução com Brasília, em busca de mais benefícios para os maranhenses”, garantiu.

Ao longo do ano de 2023, Carlos Lula apresentou mais de 100 proposições entre indicações, emendas, projetos de lei, mantendo a defesa das três principais bandeiras do mandato: saúde, educação e infância. Pautas como mobilidade urbana também estão na agenda do deputado, que pediu prioridade na votação do Projeto de Lei que reconhece o ciclismo como atividade esportiva e meio de transporte, assim como o PL que institui a Política Estadual de Mobilidade Urbana.

A assembleia Legislativa realizou a Sessão Solene em homenagem ao senador, ex-governador, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, cuja posse na mais alta Corte de Justiça está prevista para o dia 22 de fevereiro.

Carlos Lula, que foi um dos autores do requerimento da Sessão Solene, ressaltou a importância do futuro ministro do STF na política maranhense. “Essa solenidade marca um momento simbólico da saída do Flávio Dino da política. Há muitos anos, em 2006, ele fez o movimento oposto, saía do judiciário para se arriscar na política. Eu tive a oportunidade de ser advogado dele na primeira eleição em 2006 e de lá para cá acompanhei todos esses anos de fé e de coragem na construção de um Maranhão melhor da maneira que é possível. Agora ele irá ocupar um cargo que pouquíssimos maranhenses ocuparam na história e vai fazer com a mesma determinação e coragem de quando esteve no legislativo e no executivo”, pontuou o parlamentar.

O deputado estadual participou de todos os oito anos do governo Flávio Dino, de 2015 a 2022, tendo servido ao lado do ex-governador na secretaria-adjunta de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Casa Civil, na presidência da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares e atuado por seis anos à frente da Secretaria de Estado da Saúde. Flávio Dino e Carlos Lula transformaram o modo de fazer políticas públicas de saúde, deixando como legado os serviços SORRIR, Projeto Ninar, Hospitais Macrorregionais, Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), Policlínicas, bem como a expansão dos serviços de Oncologia e Hemodiálise.

2 meses ago