Noticias

Pagamento de imóveis: Valdir Piran lista tudo o que você precisa saber

Valdir Piran
Valdir Piran

Adquirir um imóvel é sempre um desafio, seja pela escolha do mesmo, seja para organizar as questões relacionadas a valores. No entanto, para Valdir Piran, com relação ao segundo desafio, você pode tirar suas dúvidas e saber de coisas essenciais através deste artigo. Portanto, se é de seu interesse, não deixe de lê-lo até o final.

  1. Pagamento à vista

A primeira maneira de realizar pagamentos na hora de comprar um imóvel é pagando-o à vista. Na prática, essa modalidade é muito conhecida por todos, e, certamente, o desejo de muitos também, uma vez que é de conhecimento mútuo que o financiamento de imóveis é um grande compromisso. Visto isto, se você deseja optar por essa forma de pagamento, é necessário que se atente ao fato de que você precisa fazer o pagamento do valor integral do imóvel, podendo, assim, negociar até mesmo descontos.

  1. Pagamento à prazo

O famoso pagamento parcelado! Pois é, ao comprar um imóvel também é possível realizar o pagamento à prazo do mesmo. Para isso, será necessário que haja a assinatura de um documento específico, o qual deverá conter uma cláusula resolutiva expressa, isto é, uma cláusula que determina a rescisão do contrato se o comprador não pagar a parcela.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, Valdir Piran vislumbra que essa modalidade não é a mesma do financiamento bancário. Pelo contrário, são modalidades distintas, as quais você poderá entender melhor no tópico a seguir.

  1. Financiamento bancário

Finalmente, o famoso financiamento bancário. Como mencionado acima, este difere-se do pagamento à prazo, uma vez que ao efetuar contrato com a instituição bancária, o mesmo ganha o valor de escritura pública até ser pago em sua integralidade. Além disso, tal como entende Valdir Piran, essa modalidade de pagamento é a mais comum, e suas características são:

  • Valor pago em parcelas acrescida de juros;
  • O comprador deve pagar à vista, pelo menos, 30% do valor do imóvel, a fim de que seja possível financiar o restante;
  • Há bancos e instituições financeiras que oferecem juros mais baixos;
  • Cada banco e instituição financeira possui regras específicas.
  1. Pagamento por meio do FGTS 

Para Valdir Piran, muitas pessoas se espantam ao saberem da possibilidade de pagamento de imóvel por meio do FGTS, mas é necessário que você saiba que sim, é possível. No entanto, é claro que o interessado deve atender a algumas regras, como ter, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação, dentre outras.

E aí, gostou de saber mais sobre as possibilidades? Então você com certeza percebe, agora, que financiar um imóvel é cada vez mais possível. Portanto, assim como entende Valdir Piran, é ideal que você pesquise sempre muito bem antes de realizar qualquer compra, seja para entender informações atreladas a pagamentos, seja para escolher o melhor imóvel para você.