Noticias

Culinária vegana: conheça alguns dos alimentos que podem ser usados nesse tipo de dieta

Flavio Giusti
Flavio Giusti

Você também acreditava que a culinária vegana não possuía tantas alternativas? Para o ex-MasterChef Flavio Giusti a popularização do vegetarianismo ainda está em ascensão, haja vista que essa filosofia foi vítima de muitos preconceitos e desconhecimentos, proporcionando assim uma visão negativa à quem escolhia realizar essa transição alimentar. Nesse contexto, se você deseja conhecer melhor os alimentos que compõem essa dieta, leia o artigo até o final e compreenda melhor o assunto.

Sabemos que a desinformação, é um impasse para a disseminação do vegetarianismo. Pensando nisso, o empresário Flavio Giusti, vegano há 10 anos, vem por meio dos seus dotes culinários, auxiliando pessoas a realizarem a transição alimentar de forma prática e fácil, mediante receitas que possuem ingredientes acessíveis. Por isso, confira abaixo alguns alimentos que podem ser versatilmente usados na sua dieta vegana:

Leites vegetais

Você certamente deve conhecer alguns leites diferentes como de soja e de amêndoa. Esses são considerados leites vegetais, ou seja, não são de origem animal e são facilmente encontrados nos mercados. Na visão do amante de culinária, o leite vegetal pode constituir diversas receitas veganas, além de que pode servir de substituto do leite de vaca, em qualquer receita. Além disso, pode ser usado também em refeições rápidas, podendo ser tomado puto ou batido com frutas.

Proteína texturizada e embutidos de soja

O que seria uma proteína texturizada de soja? Podemos compará-la com a carne bovina moída. Sendo assim, é importante mencionar que o preparo é o mesmo e que o alimento tem o gosto muito similar daquele de origem animal. Além disso, Flavio Giusti acrescenta que existem ainda os embutidos de soja, que trazem mais praticidade aos pratos, como hambúrgueres e salsichas.

Cogumelos

Muito usado para constituir dietas não veganas, os cogumelos são alimentos muito saudáveis, pois são uma rica fonte de proteína e servem para acompanhar diversas receitas salgadas. Caso você não saiba, os cogumelos são frutificações de alguns fungos, e existem alguns tipos que não são comestíveis. Para a cozinha vegana, como explica o escritor de culinária, podemos usar: o champignon, shimeji e shitake. 

Jaca verde

Vale lembrar que para esse alimento ser bem aproveitado na culinária vegana, a fruta deve ser pequena e verde, de modo que possa ser cozinhada e desfiada para compor alguns pratos. Já ouviu falar na carne de jaca? Pois é, a jaca é ótima para compor recheios de coxinhas e pastéis veganos e como considera Flavio Giusti, sendo um alimento comum pode ser visto como muito versátil e facilmente substituto de carne e frango.

Percebe como a culinária vegana abrange muitos alimentos e alternativas nunca pensadas? Saiba que Flavio Giusti é um grande contribuinte para a filosofia vegetariana, tendo escrito 5 livros de receitas veganas e tendo mais de 7 mil alunos em seus cursos, que possuem reconhecimento internacional. Sendo assim, se deseja conhecer mais do seu trabalho e investir nesse dieta, siga o empresário no Instagram (@vegetarirango) e se inscreve no seu canal (Flavio Giusti).