Tecnologia

Conheça a Juçara, a assistente virtual do Governo do Maranhão

Mais de 116.600 pessoas já conversaram com ela, mas talvez você ainda não conheça a Juçara, a assistente virtual do Governo do Maranhão. Criada em outubro de 2021, a Ju, como é chamada pelos mais íntimos, é uma maranhense de 30 anos que tem o nome de um dos frutos mais amados do Estado.

Elaborada pela Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), a ferramenta visa aumentar ainda mais a interação e o relacionamento com o cidadão. Ela está integrada às redes sociais do Governo pelo WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram e portal.

Segundo Poliana Sales, coordenadora de Relacionamento Digital e desenvolvedora da Juçara, a assistente virtual foi pensada com objetivo de oferecer um canal não só de notícias, mas de diálogo e interação para que as pessoas possam se informar e também tirar dúvidas sobre os diversos serviços e programas do governo.

“99% da população brasileira tem o aplicativo do WhatsApp instalado, que é por onde a Juçara mais atende. Ele acaba sendo o principal meio que as pessoas conversam e se informam. A Juçara foi implementada focada nesse público. É válido destacar que a Juçara é um Bot de atendimento virtual, mas também tem atendimento humano. Quando solicitado pelo usuário, há uma equipe na SECOM para atender a população”, explicou.

Em conversa com a Juçara é possível ter informações sobre vacinação, agendamento de serviços de saúde, locais e horários de funcionamento de órgãos públicos estaduais, programas sociais e muito mais. Para o semestre, há uma continuidade no aprimoramento da ferramenta.

“Nos próximos meses, vamos buscar alcançar um público maior e abranger mais serviços e programas do governo. Estamos também fazendo um rebranding da Juçara, esteticamente, mas também de novos serviços que ela vai oferecer. Por exemplo: além de esclarecer dúvidas, iremos implementar agendamentos diretamente pela Juçara. Como é o caso do Shopping da Criança, que oferece serviços de saúde e recreação, e dos parques que disponibilizam quadras esportivas. Em breve o cidadão poderá agendar esses serviços pela Juçara 24 horas por dia”.