Noticias

Inchaço abdominal: possíveis problemas que podem apresentar esse sintoma

Dr. Orcione Guimarães Júnior

Se você está com inchaço abdominal e já descartou a possibilidade de sobrepeso, então é hora de procurar por um profissional da saúde. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, como médico especialista em saúde feminina, acredita que muitas doenças sérias podem causar o inchaço abdominal. Confira este artigo até o final para entender melhor sobre essa anormalidade e quando você deve buscar ajuda de um profissional.

Inchaço abdominal

O inchaço abdominal pode ter muitas causas, como comida pesada, retenção de líquido e até doenças severas. Por isso, é sempre importante cuidar da alimentação e estar atento aos sinais que nosso corpo nos dá, principalmente quando estamos falando sobre o corpo feminino, que é bem mais sensível e vulnerável a problemas hormonais e até mesmo de fertilidade.

Orcione Guimarães Júnior acredita que o inchaço pode ter muitas causas sim, porém, quando o inchaço persistir por muito tempo e dores começarem a estar presentes durante o inchaço, é hora de se consultar com um profissional para realizar exames e identificar qual é a anormalidade presente no corpo e tratar da forma correta, principalmente se for um problema grave.

Doenças que possuem o inchaço como sintoma

De acordo com Orcione Ferreira Guimarães Júnior, existem muitas doenças que podem apresentar inchaço abdominal, por isso, é importante ficar ligado e entender que qualquer sinal pode sim ser alguma delas. Confira agora as principais causas do inchaço abdominal presente no corpo de muitas mulheres:

  • Endometriose
  • Ovários policísticos
  • Diverticulite
  • Apendicite
  • Intolerância a lactose
  • Cirrose

Procure um especialista!

Na hora de optar por procurar ajuda médica, principalmente as mulheres, precisam encontrar um profissional especialista em saúde feminina, isto é, em problemas de fertilidade, endometriose e até hormonais. Esse profissional é quem saberá o que fazer exatamente quando houver de fato um problema relacionado ao inchaço abdominal em questão.

Segundo o médico Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é importante diagnosticar as doenças precocemente para que o tratamento tenha mais eficácia e evitar que essa doença consiga ganhar tempo para progredir e avançar, diminuindo a saúde do indivíduo em questão.