Noticias

Você sabia que o Ministério da Fazenda não é sobre fazendas? Entenda melhor!

Amauri Jacintho Baragatti
Amauri Jacintho Baragatti

Se você acha que o Ministério da Fazenda é sobre a administração de fazendas, está bem enganado, sabia? Amauri Jacintho Baragatti, como advogado, conhece bem esse setor e acredita que muitas pessoas não sabem a procedência e finalidade desse ministério tão importante. Não deixe de ler este artigo até o final para entender melhor sobre e como se tornar um ministro guia dessa área. 

Sobre o Ministério da Fazenda

O ministério da fazenda, mais conhecido como ministério da fazenda, é responsável por cuidar da economia local, isto é, a economia do país inteiro. Nele, são discutidas políticas que melhorem o nosso país economicamente falando, o que pode impulsionar nossa influência mundial quando administrado corretamente, fazendo com que o país consiga se desenvolver mais ainda.

Para Amauri Jacintho Baragatti, esse é considerado o ministério mais importante, dividindo esse poder com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Mesmo assim, ele continua no topo porque é quem cuida do ciclo econômico do nosso país, nos ajudando a sobreviver e evitando gastos estatais desnecessários com o que não favoreçam o nosso povo.

Como se tornar ministro da fazenda

Como você já deve saber, cargos públicos importantes só são ocupados através de concursos ou até indicações de quem já está no ramo. Por isso, nessa área, muitos prezam mais pelo networking, até porque a maioria das indicações são fortíssimas, principalmente quando falamos sobre ministérios, que normalmente os ministros são indicados pelo próprio presidente. 

No Brasil, Amauri Jacintho Baragatti acredita que todos os ministérios são sempre indicados, afinal, é importante ter aliados em seu governo político, melhorando seu desempenho para criar políticas públicas de que supram as necessidades da nação, principalmente economicamente, que é um dos aspectos mais importantes para o nosso desenvolvimento.

Para ser um ministro da fazenda, é preciso ser indicado pelo presidente atual e ter experiência na área econômica, garantindo o sucesso do governo. 

O atual ministro da fazenda

Hoje, em nosso governo, nós temos o ministro da fazenda Fernando Haddad, escolhido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para Amauri Jacintho Baragatti, a escolha pode ter sido boa, afinal, a consciência de classe de que vivemos em um país subdesenvolvido é ótima, porém, a formação em economia é bastante essencial para este cargo.