Politica

Em visita ao Maranhão, ministro do Turismo conhece os Lençóis e anuncia programas e parcerias destinados ao setor

O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve nesta terça-feira (15) no município de Barreirinhas em uma visita institucional, a primeira após a posse no cargo no dia 3 deste mês. O governador Carlos Brandão recepcionou o representante do Governo Federal, com quem realizou um sobrevoo sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho; da senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), e de deputados federais da bancada maranhense e de outros estados, coordenados pelo presidente da Comissão do Turismo na Câmara Federal, Romero Rodrigues (Podemos-PB).

O governador Carlos Brandão lembrou que o Maranhão foi o estado em que o turismo registrou a maior taxa de crescimento nos seis primeiros meses deste ano, alcançando um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Ele definiu a visita institucional do ministro Celso Sabino como de imenso simbolismo para os investimentos no turismo.

“O ministro começar essa visita por Barreirinhas é um símbolo muito forte para a gente, pois hoje é a única cidade brasileira a disputar o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. É por isso que a vinda do ministro só fortalece esse compromisso com Barreirinhas e com os Lençóis Maranhenses”, pontuou Brandão.

Na ocasião, o ministro Celso Sabino destacou as potencialidades do estado e anunciou ações importantes para o desenvolvimento do setor turístico, como a linha de financiamento por meio do Fungetur, programa federal destinado, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas.

“O programa Fungetur é um programa de financiamento com baixas taxas de juros e um prazo dilatado de carência para o setor privado realizar investimentos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes e transportadores relacionados ao turismo. Também vamos assinar uma parceria com a UFMA para qualificação profissional na área do turismo”, comentou.

A visita institucional foi acompanhada pelos prefeitos das cidades de Barreirinhas e Santo Amaro, respectivamente, Amílcar Rocha e Leandro Moura. Os gestores municipais destacaram a importância dos investimentos para desenvolver o turismo.

“O turismo aqui está em pleno crescimento e ganhou um impulso muito grande nos últimos anos, com o fortalecimento da Rota das Emoções. Essa vinda do ministro Celso Sabino, trazendo notícias de investimentos, vai trazer ainda mais progresso para a nossa região”, relatou o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha.

O prefeito de Santo Amaro, Leandro Moura, também destacou a visita ministerial. “É muito importante essa visita do ministro Celso Sabino com o governador Carlos Brandão à região dos Lençóis Maranhenses, que está sendo um destaque no Maranhão e no país na área do turismo”, disse.

A secretária de Turismo, Socorro Araújo, ressaltou o relevante momento de investimentos no setor para a geração de emprego e renda.

“É muito importante esse incremento do turismo que está acontecendo nos Lençóis Maranhenses e agora estamos recebendo o ministro do Turismo, Celso Sabino, que veio fazer um sobrevoo nos Lençóis Maranhenses para conhecer essa riqueza que nós temos. O desenvolvimento do turismo traz também impulsionamento econômico e o governador Carlos Brandão está investindo no turismo. É um momento ímpar que nós estamos vivendo no Maranhão”, afirmou Socorro Araújo.

Junto com o governador Carlos Brandão, o ministro Celso Sabino também veio a São Luís, onde participou de reunião com o trade turístico local. O ministro reforçou o anúncio dos programas voltados ao turismo. Na ocasião, foi realizada uma homenagem da Câmara Empresarial do Turismo ao ministro Celso Sabino e ao governador Carlos Brandão pelos investimentos no setor.