Politica

Governo reforça campanha de valorização da pessoa idosa

Com o tema “Envelhecimento Saudável”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou mais uma ação alusiva a promoção da saúde da população da idosa, sábado (21), no pátio do núcleo administrativo do Parque do Bom Menino, em São Luís. A ação tem parceria com a Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi-MA) e município da capital.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, disse que o Governo do Estado tem priorizado a execução de políticas públicas voltadas à população idosa, por meio de ações que propiciem a longevidade com qualidade de vida.

“É preciso saber viver, e o governador Carlos Brandão tem priorizado fortalecer a política de saúde integral da pessoa idosa para que as pessoas possam envelhecer com dignidade, como forma de demonstrar o respeito que temos com os idosos”, afirmou.

A intenção da campanha é realizar ações conjuntas em parceria com outras instituições, com trabalhos voltados à população idosa. O foco é a valorização da pessoa, reconhecendo-a como protagonista, sujeito ativo da sociedade com plenos direitos e demonstrando que é possível envelhecer com qualidade de vida e de forma saudável.

A chefe de Departamento de Atenção à Pessoa Idosa da SES, Claudiana Miranda, reforçou que o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, também é uma oportunidade de intensificar e reafirmar o compromisso de proporcionar condições adequadas de vida, garantia de direitos, acesso aos serviços, inclusão social e ações que promovam o envelhecimento saudável e ativo.

“O nosso trabalho é buscar parcerias e desenvolver ações para garantir um envelhecimento com saúde e qualidade de vida para todos”, comentou.

Os idosos participaram de atividades recreativas, rodas de conversa e oficinas de pinturas, alongamento, meditação, danças e atividades físicas. Os participantes também receberam orientações sobre saúde bucal e vacinas.

Maria Conceição Sales, de 68 anos, que faz parte do Grupo de Dança Mexa-se, ressaltou a importância da iniciativa. “Venho sempre do Bairro da Liberdade participar de tudo porque temos que participar das atividades de integração e ter uma vida melhor”, disse a idosa.

Também estavam presentes na ação o diretor geral do Centro de Atenção à Saúde do Idoso (Caisi), Paulo Sérgio França; a coordenadora do Projeto Amor à Vida, capitã Lisiane Barros; a coordenadora da Rede Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Socorro Ramos e a nutricionista do Programa Mexa-se, Nelciane Sales.