Brasil

Você sabe a importância da sustentabilidade ambiental? 

Julio Cesar Hintemann Filho
Julio Cesar Hintemann Filho

Muito se é falado sobre a sustentabilidade ambiental, mas você sabe a importância dela para a natureza e para os seres humanos? O empresário Julio Cesar Hintemann Filho comenta que é essencial que essa prática seja adotada pela sociedade, a fim de preservar os recursos e garantir uma boa qualidade de vida. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo. 

O que é a sustentabilidade ambiental? 

Antes de entender sobre a importância dessa prática, é essencial saber o que significa o conceito de sustentabilidade. Esse termo, é associado a palavras como preservação e conservação, e está relacionado a fazer o uso de alguma coisa sem que prejudique a capacidade de outras pessoas a utilizarem também. 

Nesse sentido, quando se fala da sustentabilidade ambiental, está se referindo a capacidade de utilizar os recursos naturais sem afetar a capacidade das gerações futuras de os usufruírem também. O amante da natureza, Julio Cesar Hintemann Filho, pontua que através dessa prática, será possível obter o equilíbrio entre o desenvolvimento das  gerações e a preservação dos recursos. 

Qual a importância da sustentabilidade ambiental?

Os recursos presentes no meio ambiente, como a água, o oxigênio, os minérios e as florestas são essenciais para a sobrevivência do seres humanos e animais, não é mesmo? Sendo assim, a sustentabilidade ambiental irá contribuir a curto e longo prazo, uma vez que, irá garantir que esses elementos sejam preservados e, consequentemente, utilizados.  

Quais são as práticas que podem contribuir para essa causa? 

A sustentabilidade ambiental pode ser aplicada por empresas e pessoas. No primeiro caso, o renomado Julio Cesar Hintemann Filho comenta que as organizações podem pensar em estratégias para reduzir os impactos negativos de seus processos. Sendo assim, diminuir o consumo de água e a produção de resíduos, podem ser citados como exemplos. 

Outra atitude que pode ser adotada tanto por indústrias quanto por pessoas para contribuir na sustentabilidade ambiental, é a reciclagem. Através da separação adequada, o descarte de lixo em lugares apropriados e o uso de produtos e materiais reciclados, o número de resíduos presentes no meio ambiente será reduzido. 

Por fim, o defensor de boas práticas ambientais, Julio Cesar Hintemann Filho, comenta que práticas como a utilização de energias renováveis, a economia de água, o consumo consciente, o incentivo da educação ecológica e o plantio de árvores, também contribuem para a sustentabilidade ambiental. Por isso, não deixe de aplicá-los hoje mesmo!