Qualquer área de atuação requer que os profissionais estejam atualizados sobre os assuntos acerca do campo profissional. Segundo o Dr. Bruno Burilli Santos, que atua no combate à corrupção, a exigência não é diferente no Direito, já que a atualização é necessária e essencial para todos os operadores desta área que evolui de acordo com a realidade social e cultural e por isso exige que as normas sejam atualizadas conforme os anseios sociais. Acompanhe, a seguir, para saber mais. Boa leitura!
Afinal, o que é atualização jurídica?
De acordo com o advogado Bruno Burilli, a atualização jurídica é a necessidade que os operadores do direito têm em manter-se a par das situações e discussões que estão em pauta no universo jurídico, saber quais são as novas normas e quais os entendimentos elaborados. Na área do Direito, a atualização está eminentemente ligada à carreira jurídica e ao reconhecimento.
Entenda a importância da atualização jurídica para os magistrados
Sabemos que o Estado Democrático de Direito tem como característica a justaposição entre direito e garantia. Por essa razão, aos magistrados cabe a função de assegurar o reconhecimento e ainda a eficácia desses direitos e garantias que concretizam os significados devidamente constitucionais para julgar. Assim, conforme os juízes precisam estar atentos ao aplicar o Direito. Ou seja, é fundamental conhecer os aspectos sociais, políticos e econômicos dos fatos que terão que julgar.
Saiba quais são as vantagens de promover a atualização jurídica em tribunais de justiça
O Dr. Bruno Burilli Santos comenta que a promoção da atualização jurídica nos tribunais de justiça traz diversos benefícios para o judiciário e também a prestação dos serviços jurídicos ofertados à sociedade. Veja quais são as principais vantagens da atualização jurídica para os tribunais de justiça:
- Qualificação e formação contínua para os magistrados e servidores dos tribunais
- Melhor qualidade da prestação de serviços ao público
- Otimização do tempo gasto com o trabalho
- Diminuição das reclamações e reformas de decisões de 1 instância.
Assim, promover a atualização jurídicas dos magistrados e servidores é uma forma de melhorar a prestação jurisdicional que é oferecida a todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros. Porém, o que precisa ser feito para que haja de fato a atualização jurídica nos tribunais de justiça?
Por fim, de acordo com o advogado Bruno Burilli Santos, a atualização jurídica dos magistrados precisa passar pelas fontes do direito: legislação, jurisprudência e doutrina. Existem três formas de manter a atualização jurídica em dia: escolas de formação, pesquisas nos sites dos tribunais e cursos de atualização jurídica. Assim, manter-se atualizado possibilita uma melhor análise das questões jurídicas do Brasil e também auxilia que os magistrados julguem mais assertivamente as questões de ordem jurídica. Lembre-se que a atualização jurídica vale para todos os operadores do Direito e não apenas para os magistrados.
Add Comment