Noticias

Entenda a importância das atualizações jurídicas para os tribunais de justiça 

Bruno Burilli Santos
Bruno Burilli Santos

Qualquer área de atuação requer que os profissionais estejam atualizados sobre os assuntos acerca do campo profissional. Segundo o Dr. Bruno Burilli Santos, que atua no combate à corrupção, a exigência não é diferente no Direito, já que a atualização é necessária e essencial para todos os operadores desta área que evolui de acordo com a realidade social e cultural e por isso exige que as normas sejam atualizadas conforme os anseios sociais. Acompanhe, a seguir, para saber mais. Boa leitura! 

Afinal, o que é atualização jurídica? 

De acordo com o advogado Bruno Burilli, a atualização jurídica é a necessidade que os operadores do direito têm em manter-se a par das situações e discussões que estão em pauta no universo jurídico, saber quais são as novas normas e quais os entendimentos elaborados. Na área do Direito, a atualização está eminentemente ligada à carreira jurídica e ao reconhecimento. 

Entenda a importância da atualização jurídica para os magistrados 

Sabemos que o Estado Democrático de Direito tem como característica a justaposição entre direito e garantia. Por essa razão, aos magistrados cabe a função de assegurar o reconhecimento e ainda a eficácia desses direitos e garantias que concretizam os significados devidamente constitucionais para julgar. Assim, conforme os juízes precisam estar atentos ao aplicar o Direito. Ou seja, é fundamental conhecer os aspectos sociais, políticos e econômicos dos fatos que terão que julgar. 

Saiba quais são as vantagens de promover a atualização jurídica em tribunais de justiça 

O Dr. Bruno Burilli Santos comenta que a promoção da atualização jurídica nos tribunais de justiça traz diversos benefícios para o judiciário e também a prestação dos serviços jurídicos ofertados à sociedade. Veja quais são as principais vantagens da atualização jurídica para os tribunais de justiça: 

  • Qualificação e formação contínua para os magistrados e servidores dos tribunais 
  • Melhor qualidade da prestação de serviços ao público 
  • Otimização do tempo gasto com o trabalho 
  • Diminuição das reclamações e reformas de decisões de 1 instância. 

Assim, promover a atualização jurídicas dos magistrados e servidores é uma forma de melhorar a prestação jurisdicional que é oferecida a todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros. Porém, o que precisa ser feito para que haja de fato a atualização jurídica nos tribunais de justiça? 

Por fim, de acordo com o advogado Bruno Burilli Santos, a atualização jurídica dos magistrados precisa passar pelas fontes do direito: legislação, jurisprudência e doutrina. Existem três formas de manter a atualização jurídica em dia: escolas de formação, pesquisas nos sites dos tribunais e cursos de atualização jurídica. Assim, manter-se atualizado possibilita uma melhor análise das questões jurídicas do Brasil e também auxilia que os magistrados julguem mais assertivamente as questões de ordem jurídica. Lembre-se que a atualização jurídica vale para todos os operadores do Direito e não apenas para os magistrados.